Lumx Insights #47
Olá! Seja bem-vindo à sua fonte semanal de insights e notícias. Hoje, um olhar para a tecnologia phygital para além do mercado de luxo e de colecionáveis. Vamos conferir?
Tempo de leitura 6 min.
Lumx LATAM Acceleration Fund
Antes de começarmos a edição de hoje, tenho um recado mais do que especial para vocês:
Estamos estendendo o prazo para inscrições em nosso fundo de aceleração! Recebemos +30 pedidos de grants, com projetos interessantes vindos de diversas partes do Brasil e países vizinhos, que agora estão passando por uma fase de análise criteriosa.
Nosso objetivo é continuar impulsionando a inovação na América Latina e servir como base para o sucesso das futuras startups que irão mostrar ao mundo o verdadeiro potencial da LATAM.
Não perca essa oportunidade! Acesse nosso site clicando aqui e faça sua inscrição.
Phygital para além de tênis
Na última edição, discutimos os DPPs (Digital Product Passports), sua importância e como estão sendo implementados, emergindo como uma forte opção diante das crescentes demandas regulamentares na Europa e das expectativas dos consumidores. Entre os exemplos, destacamos a indústria de luxo como uma das líderes nessa adoção, explorando casos que convergem para o conceito de phygital, ou seja, uma fusão entre os mundos físico e digital. Esse termo reflete a crescente interação entre nossa realidade tangível e o universo digital, abrindo novas possibilidades sobre como vivemos, trabalhamos e nos conectamos.
Ao associarmos o conceito de phygital à blockchain, muitas vezes pensamos em iniciativas de marcas como Nike, Dior e Hugo Boss, que lançaram projetos de gêmeos digitais nos últimos anos. No entanto, é um equívoco limitar essa tecnologia apenas a esses exemplos. Vou apresentar um case institucional de sucesso e uma nova possibilidade de intersecção.
O case IBM Food Trust
Em 2016, o Walmart anunciou uma parceria com a IBM para um projeto piloto envolvendo a tokenização de sua cadeia de suprimentos alimentícios, com o objetivo de testar a blockchain como facilitador do rastreamento e garantia de qualidade e autenticidade dos produtos.
Os resultados superaram as expectativas. Um processo de rastreamento de mangas, que antes levava em média 7 dias para localizar o produto da gôndola até o fornecedor primário, foi reduzido para apenas 2,2 segundos! Outra POC (Proof of Concept), realizada na China para a certificação de qualidade de carne suína, também foi um sucesso, atingindo as métricas esperadas.
O impacto positivo internamente levou à criação do IBM Food Trust, um serviço de supply chain que, graças à praticidade e descentralização da blockchain, permitiu ao Walmart e à IBM trazer outros parceiros e concorrentes para o ecossistema, como Nestlé e Unilever. Isso possibilitou que empresas de alimentos rastreiem seus produtos desde a origem até o consumidor final. Atualmente, o projeto continua ativo, abrangendo uma variedade de produtos, desde frutas e verduras até carnes, laticínios e alimentos para bebês.
Com a tokenização dessa cadeia, o processo se dá da seguinte forma:
Um fornecedor cria um token para representar um produto, emitido com um identificador único e informações como origem, data de fabricação e validade.
O token é transferido ao próximo elo da cadeia de suprimentos, sendo rastreado via blockchain e atualizado automaticamente a cada transação.
O consumidor final pode verificar a autenticidade e rastreabilidade do produto usando as informações do token, acessíveis por QR code ou chip NFC.
Esse é mais um exemplo de “phygitalização” no contexto de RWAs (Real-World Assets) viabilizados pela tecnologia blockchain.
O case Walmart Canada e KNNX
E não é apenas em suas operações internas que o Walmart adota tais medidas, mas também através de parcerias, como no case do Walmart Canada e sua colaboração com a KNNX, uma empresa que fornece uma plataforma de rastreamento de remessas baseada na tecnologia Hyperledger Fabric.
Essa plataforma é usada para processar faturas de frete doméstico, tanto para entradas quanto saídas, e é utilizada por mais de 1.000 usuários, incluindo funcionários do Walmart, despachantes e auditores externos.
Os principais benefícios da solução incluem:
Objetivo e Funcionalidade: A plataforma reduziu o processo de faturamento de frete de 11 para 5 etapas, integrando rastreamento por GPS, auditoria automática e eliminação de documentos físicos. Isso permite que os transportadores validem e aprovem faturas rapidamente, garantindo os termos de pagamento antes mesmo de saírem do local de entrega.
Capacidades Técnicas: A plataforma oferece funcionalidades como rastreamento e auditoria de remessas, conformidade com contratos, gestão de registros e interoperabilidade com outros sistemas, como Salesforce. A integração de novos transportadores é rápida e simplificada.
Impacto e Economia: A adoção da plataforma gerou uma economia significativa para o Walmart, com um ROI de cerca de 5% do gasto anual com frete, equivalente a aproximadamente 30 milhões de dólares em economia anual. Além disso, a plataforma melhorou a relação com os transportadores, reduzindo disputas de 70% para 2% ao ano e acelerando o tempo de aprovação de faturas.
Essas iniciativas não apenas demonstram a abertura do Walmart para a inovação, mas também refletem como seus fornecedores e parceiros se beneficiam ao co-existirem nesse ecossistema inovador.
O próximo passo
Recentemente, em mais um passo inovador e provando a viabilidade do phygital e da tokenização além do mercado de luxo ou colecionáveis, o Walmart está implementando nos EUA um novo sistema de etiquetas de preços digitais, trazendo dinamismo e competitividade para as gôndolas.
Com um sistema automatizado e dinâmico frente aos preços dos produtos, a projeção é de um aumento de 3% ao ano em vendas e uma redução nos custos operacionais relacionados à troca de etiquetas físicas. Esse "baixo" percentual, considerando o faturamento do ano passado da empresa, representaria uma "pequena" adição de 18 bilhões de dólares às receitas.
Embora essa nova tese não seja baseada em blockchain, as possibilidades de combinar essas tecnologias já implementadas, além da adição de uma infraestrutura mais robusta e segura, poderiam ser uma realidade nos próximos anos. Isso porque, ao adotar medidas inovadoras, seria possível conectá-las através de uma base de dados unificada, descentralizada, permissionada e segura.
Fica claro, então, que, embora o uso do phygital esteja fortemente associado ao mercado de luxo, a integração entre o físico e o digital está se expandindo para diversas outras áreas, desde a produção e logística até o cotidiano dos consumidores, de forma prática e eficaz.
A Lumx como seu start na inovação
Se você tem aquele projeto engavetado devido à complexidade de implementação, ou gostaria de saber como iniciar sua jornada na blockchain e quais soluções poderiam agregar à sua operação diária, clique aqui para saber mais sobre como podemos ajudar.
Na Lumx, simplificamos a integração da tecnologia blockchain, abstraindo suas complexidades por meio de nossas APIs, removendo obstáculos para que você possa se concentrar no que realmente importa: o seu negócio.
Caso você tenha perdido 🏆
Endeavor Scale Up
A Lumx foi selecionada, entre +800 empresas avaliadas, para o Scale-Up by Endeavor 💜
Agora somos parte da rede Endeavor, por onde passaram as principais startups do ecossistema como a Flash, Creditas, Pismo, Cora, e muitas outras.
É uma felicidade enorme poder comemorar mais essa conquista e fazer parte de um grupo tão seleto de grandes empreendedores.Para mais informações sobre o programa, clique aqui.
OFF THE GRID
Hoje, a partir das 19h, estarei participando de um bate-papo incrível, organizado por Lucas Bittencourt e Eduardo Belloti no OFF THE GRID. Esse podcast é voltado para founders, onde compartilhamos nossas jornadas e trocamos experiências valiosas. Já ative a notificação para não perder!
Confira clicando aqui.
Obrigado por ler até aqui! 💜
Me despeço por hora, desejando a todos uma ótima semana.
Até breve,