Lumx Insights #50
Olá! Seja bem-vindo à sua fonte semanal de insights e notícias. Hoje, a Mastercard continua provando não ser uma desconhecida para a blockchain por meio de novas iniciativas. Vamos conferir?
Tempo de leitura 5 min.
Uma semana de eventos vem aí…
Na Lumx, estamos nos preparando para fazer a ponte RJ<>SP, para duas semanas intensas e cheias de eventos importantes que ocorrerão entre esta e a próxima semana.
Nesta semana, teremos o Modular Summit by Ripio, no dia 12 de setembro, onde terei o prazer de participar do painel “Da ideia à realização: Criando seu projeto web3”. No mesmo dia, marcaremos presença também no NFT Brasil, evento que acontece nos dias 12 e 13 de setembro. Nossa COO, Antônia Souza, participará do painel “Os impactos da tecnologia Blockchain no relacionamento entre marcas e consumidores”. Vale mencionar que ambos os eventos terão seus ingressos tokenizados pela Sympla, utilizando a tecnologia da Lumx, o que reforça ainda mais nossa presença no ecossistema.
Na semana seguinte, estaremos com força total na Tech Week SP, participando de diversos eventos ao longo da semana. Na próxima edição da news, trarei mais detalhes e exclusividades sobre esses eventos. E, claro, se você estiver em São Paulo durante a Tech Week e quiser se conectar, me envie uma DM. 💜
Pagamentos em cripto facilitados
Falar sobre uma blockchain invisível aos olhos do usuário é pensar em sua capacidade de se integrar aos serviços e produtos do nosso cotidiano, extraindo ao máximo os benefícios do ecossistema cripto. Dentro dessa arquitetura, é natural esbarrar no conceito de on-off ramp, que facilita a conversão entre criptomoedas e moedas fiduciárias (como real ou dólares), permitindo o uso prático das criptos em transações diárias.
O termo on-ramp refere-se ao processo de conversão de moedas fiduciárias em criptoativos, ou seja, a entrada no ecossistema cripto. Por outro lado, o off-ramp refere-se à conversão de criptoativos de volta para moedas tradicionais, possibilitando seu uso no mundo real, como em compras e pagamentos em lojas físicas e online.
Na prática, essa técnica envolve plataformas financeiras que atuam como intermediárias, facilitando a conversão em tempo real. Isso não só simplifica o uso de criptomoedas em transações cotidianas, como também elimina fricções históricas que afastavam usuários comuns do ecossistema cripto. Aqui na Lumx, por exemplo, um dos nossos parceiros nas soluções envolvendo on-off ramp é a BRLA, que proporciona uma integração fluida para soluções de pagamento.
Nos últimos anos, gigantes dos pagamentos como Visa e Mastercard têm explorado continuamente novas tecnologias e inovações para expandir seus serviços e otimizar a integração de criptomoedas. Recentemente, a Mastercard lançou duas iniciativas de cartões de débito cripto, reforçando seu interesse em tornar os criptoativos acessíveis ao público geral.
Mercuryo e o Cartão Spend
A Mercuryo, por exemplo, lançou o cartão de débito Spend em parceria com a Mastercard, disponível para o público europeu. O cartão permite que os usuários convertam mais de 40 criptomoedas instantaneamente em moedas fiduciárias e as utilizem em qualquer um dos 90 milhões de estabelecimentos que aceitam Mastercard. Essa iniciativa visa democratizar o uso de criptoativos, reduzindo as barreiras de entrada e oferecendo uma solução de pagamento eficiente e segura, sem os atrasos comumente associados a transações de cripto.
MetaMask Card
A MetaMask, popular carteira cripto focada na rede Ethereum, também lançou uma iniciativa similar, o MetaMask Card. Essa solução permite que os usuários façam compras diretamente de suas carteiras de autocustódia, convertendo automaticamente as criptos em moedas fiduciárias no momento da transação. O cartão é compatível com stablecoins como USDT e USDC, além de wrapped Ethereum (WETH), e pode ser utilizado globalmente em lojas que aceitam Mastercard, integrando também ao Apple Pay e Google Wallet.
Tecnologia que conecta mundos
Durante muito tempo, a falta de interoperabilidade e a fricção entre criptomoedas e o mundo real foi um dos maiores desafios para um uso prático e facilitado. Contudo, iniciativas como essas da Mastercard representam um avanço significativo para resolver esses desafios. A capacidade de converter criptos em fiat no momento da compra sem processos intermediários complexos facilita o uso das criptomoedas para pagamentos diários, desde compras simples até serviços maiores.
Com o suporte de players globais como Mastercard, essas soluções têm o potencial de acelerar a normalização das criptomoedas como meio de pagamento e abrir novas oportunidades para fluxos de pagamento otimizados. Além disso, o varejo tradicional não precisa investir em novas infraestruturas para suportar criptos, já que o sistema de pagamentos existente pode ser facilmente adaptado para integrar essas soluções.
E falando em Mastercard, já comentei sobre outra decisão envolvendo ela e a tokenização em uma news passada que sugiro como um material complementar. Acesse clicando abaixo.
O papel da Lumx em soluções de pagamentos
A versatilidade do Lumx Protocol na abstração da blockchain compreende diversos casos de uso, sendo os pagamentos um deles. Com as nossas soluções, tanto lidar com criptomoedas como opções de pagamentos que vão do cartão ao PIX se tornam uma opção com praticidade e a simplicidade de uma experiência familiar.
Transações instantâneas, globais, a qualquer momento que reduzem o custo e trazem agilidade a sua operação do dia a dia, estes são os elementos alcançáveis ao se integrar a blockchain por meio da tecnologia Lumx. Para mais informações, clique aqui.
Caso você tenha perdido 🏆
Lumx<>Chiliz
Recentemente anunciamos a Chiliz Chain como mais um super parceiro, onde nosso protocolo passa a atender a rede na abstração da blockchain. Leia mais ➜
Vídeo novo no Canal
Estamos com vídeo novo no canal, onde nosso DevRel Afonso Dalvi, ensina você a criar um programa de loyalty do zero. Leia mais ➜
Lumx<>Gateway.fm
Em outra importante parceria, estamos ofertando descontos exclusivos para quem utilizar a Gateway.fm na construção de suas blockchains. Leia mais ➜
Obrigado por ler até aqui! 💜
Me despeço por hora, desejando a todos uma ótima semana.
Até breve,